sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dica para HOMENS E MULHERES: Cuidado com piadinhas sobre TPM!


Para quem não sabe (pois por incrível que pareça, por mais que se fale, existem pessoas que não sabem o que significa essa sigla), TPM quer dizer: Tensão Pré Menstrual.

Em rápidas palavras, é o conjunto de coisas (sensações) ruins que antecedem o período menstrual, e só com isso já é possível dizer que são as mulheres que sofrem deste mal.

Ok...Vamos admitir que, em certos casos, quando a TPM é muito intensa, tem homens que acabam sofrendo também..rs...sofrendo “por tabela” com as consequências. Sofrendo com os efeitos do nervosismo causado pelas dores e inchaços que as mulheres sentem.

E não são só dores e inchaços! São sensações e emoções inexplicáveis, irritantes, e que para ajudar, não seguem um padrão podendo variar de mês para mês em quantidade e intensidade de sintomas!

Ufa...Mas referente ao título desta postagem: existe uma enorme falta de respeito com as mulheres que sofrem deste mal.

E a falta de respeito e deboche não vem só da parte dos homens, vem de muitas mulheres, que também sofrem com isso...Porque, quer queira ou não, em menor ou maior intensidade, TODAS SOFREM!

Eu me enquadro nas que sofrem de uma TPM mediana para fraca. Tem mês que é mais chatinha e em outros parece que passa sem perceber, mas mesmo assim, incomoda. Eu me controlo quando é mais forte e os homens aqui de casa dizem que nem percebem que estou de TPM, mas eu me sinto como uma panela de pressão, me segurando para não explodir e fazer um grande estrago. Só que meus filhos já “aprenderam” a provocar...Sabe aquela perversidade de fazer deboches toda vez que levam uma bronca? Independente da época do mês...eles falam “Você está de TPM?”...Ai que raiva, viu?..rs

Para as mulheres, existem muitas “dicas” para evitar ou amenizara TPM, a maioria dessas dicas são referente a alimentos e bebidas que não devem ser ingeridos nestas épocas.

O fato é que não dá para generalizar. Por exemplo, dizem que se deve evitar o chocolate...mas no meu caso, o chocolate é tudo de bom! Já percebi que ameniza os sintomas!

Chá preto e café são taxados junto com o chocolate, como elementos que aumentam os sintomas da TPM, por serem estimulantes, mas eu conheço pessoas que relaxam com café! Assim como eu com o chocolate.

Concordo com relação ao sal. Acho que deve ser igual para todas, pois ele faz aumentar a retenção de líquidos, causando o tããããooo odiado inchaço.

Para isso, para amenizar esse inchaço, eu tomo chá de carqueja todos os dias, a partir de uns 15 dias antes. Para mim funciona como diurético, mas sei de pessoas que se sentem mal tomando esse chá.

O que acontece, é que vemos nos programas de TV, médicos falando para se evitar isso e aquilo, para se fazer isso ou aquilo, e na verdade não existe uma receita para todas.
E cá entre nós, já é um período bem estressante para, além de tudo, ficar se preocupando e se privando de tantas coisas.

Acho que a única unanimidade, que serve para todas as mulheres quando estão passando por isso, é o respeito dos homens (e de algumas mulheres também).

É preciso que os homens lembrem que brincadeirinhas e deboches não ajudam em nada!!! Aliás, pode até complicar seriamente..rsrs.

Durante uma discussão, exclamações do tipo “Xiii, você está de TPM”, ou “Aposto que você está naqueles dias”, podem desencadear uma briga violenta.

Então, se vocês não entendem o que as mulheres passam e sentem nestas épocas, saibam que é muito ruim!

Eu que sofro pouco com estes sintomas, sei que é muito ruim...imagino as que sofrem mais...que sofrem muuuiiito!! E como pode variar de intensidade de mulher para mulher, nunca façam comparações, principalmente de forma verbal. RESPEITEM...só isso já ajuda.

O que não entendo, é o fato de muitas mulheres debocharem de outras que estão passando por uma forte TPM. Afinal, entre as mulheres dá para saber o que a outra está sentindo e que não vai gostar de ouvir algo do tipo “Você fica muito chata de TPM” ou “Não dá para ficar perto de você quando você está assim”.

Mulheres...sejamos solidárias! Todas nós passamos por isso uma vez por mês!!! RESPEITEM, ok?

E vamos levantar esta bandeira!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar?

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...