Bem, se você
está lendo este artigo, provavelmente já deve ter ouvido falar em PRESS KIT, e
talvez não saiba o que é.
Se você já
sabe o que é e quer saber como ganhar, pode avançar um pouco na leitura...
Mas você
sabe mesmo o que é press kit?
Eu já ouvi
algumas pessoas falando que o “press” era de “presente” em português..haha e confesso que,
quando eu ouvi a expressão as primeiras vezes, também pensei que era um “kit
presente”..haha , só que não é isso!
A expressão do inglês PRESS KIT significa literalmente, “kit de
imprensa”, e é um conjunto de materiais, destinado às mídias para
divulgação de algo. Que pode ser um produto, uma nova empresa, uma música, um
show...
Pode ser somente um pacote de informações
impressas, ou conter produtos (geralmente de lançamentos) que os departamentos
de marketing presenteiam as mídias, esperando que estas tenham conhecimento e divulguem.
No mundo da bloguesfera, essa expressão
se popularizou justamente pelos press kits recebidos pelas blogueiras famosas,
com muitos produtos para que elas experimentassem, e depois fizessem suas
resenhas.
E todo mundo passou a desejar qualquer
press kit que fosse!
Mas o problema é que muitas pessoas não
fazem resenhas dos produtos, ou até esquecem-se de mostrar o recebido e
agradecer citando a empresa!!!
Isso não pode acontecer, pois os press
kits são bolados com muito trabalho, custos e as empresas esperam um retorno, mesmo que
seja só uma citação de agradecimento...Afinal, o que você recebe não é uma simples amostra grátis, né?
E como ganhar, como receber press kits?
Bem, como eu já disse lá em cima na
definição, os press kits são montados e destinados à imprensa, ou as pessoas
que fazem divulgações, como as blogueiras.
Então, antes de mais nada eu pergunto: Você
tem algum veículo de comunicação como um blog, por exemplo?
Se não tem... Então, comece a escrever
um, ou abra um canal de vídeos. Também vale um perfil no Instagram (como o meu,
@umboloxadrez ). Escolha um assunto que te agrade, ou como se diz no meio,
escolha um nicho e produza conteúdo de qualidade.
A qualidade é muito importante, para você
atingir algum sucesso e ser notado pelas empresas relacionadas ao assunto
escolhido.
Escreva com propriedade e não fique
“enchendo linguiça” se quer se firmar na bloguesfera.
**E atenção: Nunca, mas NUNCA MESMO!!!
Nunca copie fotos ou conteúdo alheio!!! Você pode se dar muito mal, até judicialmente
falando, pois plágio é crime! Melhor não arriscar!**
Crie seu próprio conteúdo e produza suas próprias
fotos.
No caso das fotos, existem alguns sites com um banco de dados gratuito
ou fotos que você pode comprar, é só buscar por um desses sites. Eu gosto muito do Shutterstock.
Persista! Não desanime, pois demora um
pouco para um blog ou canal de vídeo serem notados.
E mesmo quando conseguir esta notoriedade
com o público, você tem que montar o seu press kit ou mídia kit, como se fosse um
curriculum, e enviar para as empresas que podem ter algum interesse de fazer
parceria com você.
E...como eu comentei acima, quando você
receber um press kit não esqueça de, pelo menos, agradecer e citar a empresa.
Se possível escreva resenhas ou faça vídeos.
É também através dos press kits recebidos
que você pode firmar uma parceria mais consistente! Tipo, ser contratada para
ser uma embaixadora da marca e até ganhar cachê, em dinheiro, é claro!
Concluindo: Para você começar a ganhar press
kits, tem que criar conteúdo com fotos originais e de qualidade; tem que se dedicar; não
desanimar; ter paciência e foco! Correr atrás e se mostrar para as empresas, também é importante!
Assim o sucesso vai chegar!
Mas como eu envio para as empresas ? Por exemplo, eu estou fazendo um blog de cinema, ai eu peço para as empresas o contato delas, pra eu poder enviar ?
ResponderExcluirOi David, tudo bem?
ExcluirOlha...blog de cinema não é a minha praia, mas seguindo a tua segunda pergunta, é mais ou menos isso que você falou:
Você envia o seu "midia kit" para as empresas que você acha que podem se interessar pelo seu blog.
Mas antes de enviar, você precisa ter um certo número de artigos publicados e um bom número de visitas mensais...Porque as empresas sempre pedem esses dados (dentre outros) para saber se vale a pena investir no seu blog.
Sei que para blogs de maquiagem (por exemplo), o número de visitas mensais tem que ser no mínimo uns 8 K.
Seu blog já tem muitas publicações e visitas?