terça-feira, 21 de maio de 2013

COMENTÁRIO SOBRE A REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO: ”Fotógrafa obesa registra olhares críticos que atrai pelas ruas”



Hoje li esta reportagem do jornal Folha de São Paulo, pela chamada no Facebook.


Como tudo que pensei deixaria o comentário muito longo para ser escrito nos “comentários” da postagem do Face, achei melhor escrever por aqui. Provavelmente, tanto aqui como lá, ninguém lerá mesmo..rsrs.

Bem, na minha opinião, essa moça achou algo para polemizar, eu diria até “se mostrar como vítima” em cima de algo inevitável: As pessoas SE OLHAM!!!

SIM! AS PESSOAS SE OLHAM!!

E é claro que ela acredita (ou quer fazer acreditar) que os olhares direcionados para ela são sempre de desaprovação pela obesidade!

Eu sempre fui muito branca, e quando adolescente era muito mais do que hoje.

Sofri o tal bullying (palavra tão popular hoje em dia para nomear algo que sempre aconteceu), e sempre, SEMPRE, que saia nas ruas e via alguém olhando na minha direção, eu acreditava piamente que a pessoa estava criticando a minha alvura.

Todo brasileiro sabe, que em um país tropical a cultura do corpo bronzeado é quase uma obrigação!

Eu tomava sol e só ficava vermelha e cheia de sardas.

Com o tempo, fui percebendo que haviam olhares com diferentes significados, e muitos até se convertiam em palavras de elogios, não só de críticas, como minha baixa autoestima e meu complexo me faziam acreditar.

Nem todos olhares que vemos são de deboche, assim como nem todos olhares são direcionados a nós!

Se as pessoas olhassem sempre para o chão ou sempre para o céu, e quando nos olhassem por algum motivo, acho que daí sim, poderíamos acreditar que é um olhar de avaliação.

Na reportagem, são mostradas 5 fotos.

Vou comentar duas:

Em uma delas, a moça “obesa” foi fotografada em Cusco quando alguns adolescentes passavam por ela. Tem uma mocinha que “parece” estar rindo, na esquerda da foto.

Ok...E DAÍ????? Quem garante que a moça estava rindo da Haley Morris-Cafiero???

Ela poderia estar rindo de algum assunto que já vinha conversando com as amigas desde que começou o passeio. Ou até pode ser que alguém ali soltou um pum bem fedido!! (olhe a foto).

Em outra foto, em Nova York ela aparentemente está com a máquina fotográfica nas mãos, e um rapaz olha para ela...e é óbvio que ela acredita ser pela sua obesidade!!

Observe a foto.

Será que ele está mesmo avaliando e criticando a moça?

Eu vejo um rapaz fazendo um sinal para uma pessoa que vai tirar uma foto, tipo: “Oi, olha eu aqui. Estou passando. Não quero estragar sua foto” ou “Ei! Vai tirar a foto ou dá tempo de eu passar?”

Quem nunca esteve em uma situação igual?

Bom, só para concluir, reafirmo que as pessoas se olham! Que as pessoas lançam olhares para todos lados, todas as coisas! Muitas vezes só estão “passando” os olhos em determinada direção, e podem ser capturados em uma foto. E não dá para dizer que imagens capturadas em fotos são exatamente o que parecem, as imagens são estáticas e muitas vezes contam uma história diferente na cabeça de cada um que as vê.

Acho uma pena que algumas pessoas fiquem se fazendo de vítima desta forma.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar?

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...